Coleção Mineiriana

Fazer parte da Coleção Mineiriana é a realização de um sonho para um escritor não-mineiro, mas que se inspira e usa a charmosa capital mineira como pano de fundo ou mesmo protagonista de suas aventuras literárias.


As colunas publicadas mensalmente no jornal El Argentino - fundado em 1911, é o mais antigo da província de Entre Ríos, na Argentina - agora são parte da Coleção Mineiriana e as edições impressas serão adicionadas ao Acervo das Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.


As colunas tratam de temas sobre a integração cultural e legislativa dos países do Mercosul e de temas relevantes para a nossa vida em comum na América do Sul. A iniciativa do Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública consolida esse esforço de integração cultural.


A Coleção Mineiriana é uma fonte de pesquisas sobre a história e cultura de Minas Gerais. A Coleção está disponível para consulta entre as Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual e objetiva preservar a memória e os valores da cultura regional, disponibilizando aos usuários da Biblioteca obras da produção intelectual de escritores e temas ligados a Minas Gerais.


O acervo reúne livros, revistas, mapas, vídeo e recortes de jornais referentes ao Estado. Entre os 24.000 volumes, há raridades como obras autografadas por  escritores mineiros, entre eles Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião e Pedro Nava.

Acesse aqui as colunas de Plauto Cardoso na Coleção Mineiriana (em breve)


Acesse aqui a Coleção Mineiriana on-line