NOTÍCIAS RELEVANTES

2020

Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI) promove debate sobre Direito & Literatura em Tempos de Pandemia.

17/06/20 - Em evento promovido pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí, Plauto Cardoso realizou um grande debate sobre Direito & Literatura. Passando por obras clássicas como as de Shakespeare, Homero, Oscar Wilde e muitas outras,  o Jurista e Escritor demonstra como a Literatura e o Direito têm muito a nos ensinar em tempos de pandemia.  

Repensando la teoría de la división de poderes en tiempos de pandemia: una perspectiva comparada de los casos de Argentina y Brasil - Universidad de Palermo (UP), Argentina.

 

17/06/20 - Se abordarán los impactos que la pandemia ha provocado en el funcionamiento y relación entre los poderes del Estado de ambos países desde una mirada comparada. Así como su impacto en los procesos de integración regional.

• Sebastián Sancari, Profesor de la carrera de Derecho (UP).
• Plauto Cardoso, Profesor Invitado.

Fecha y horario: miércoles 17 de junio, 17hs.

Modalidad: videoconferencia online, ingresando a través de un link facilitado por la UP.

Inscripción libre y gratuita: https://bit.ly/2XQPMXZ

Ejud-PI promove palestra sobre “Acesso à Justiça e Reforma Trabalhista” nesta quinta-feira (14)

14/05/20 - Mais uma palestra da série de cursos livres on-line ofertados pela Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) será realizada nesta quinta-feira (14), a partir das 19h. O tema deste encontro é “Impacto da Covid-19 no Direito do Trabalho”. O ministrante é o professor Lucas Barroso.

Estado y Seguridad en la Argentina y Brasil. Orden público, delitos y excarcelaciones en la emergencia sanitaria

 

08/05/20 - Exponen:

  • Andrés Escudero, Politólogo, Mg. En Administración Pública, Docente Teoría del Estado (UBA). Actual Director de Planificación del Ministerio de Seguridad de la Pia. de Buenos Aires.

  • Plauto Cardoso, Profesor Derecho Constitucional y Administrativo, Universidad Católica de Minas Gerais, Facultad Pitágoras, Belo Horizonte-Minas Gerais, Fundación Getulio Vargas, Río de Janeiro. LLM, Fundación Getulio Vargas, Río de Janeiro; Master en Literatura Inglesa Universidad de Sussex, Inglaterra, Abogado.

Ejud-PI: palestra on-line sobre “O Papel Civilizatório de Poder Judicial na Pandemia Covid-19” será transmitida nesta quarta-feira (6)

06/05/20 - Excepcionalmente nesta semana, a Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) promoverá o curso “O Papel Civilizatório de Poder Judicial na Pandemia Covid-19: Ativismo Judicial ou Cidadão?” na quarta-feira (6). A palestra, que será ministrada pelo professor Plauto Cavalcante, faz parte da série de cursos livres exibidos semanalmente e de forma gratuita, realizada em conjunto com o Campus Virtual Plauto Cavalcante.

Revista Latino-americana de Estudos Políticos é publicada com artigo de magistrado do Piauí

29/04/20 - Já está disponível o primeiro número da Revista Latino-americana de Estudos Políticos e do Estado. A publicação, em parceria com a IJ Editores, foi lançada oficialmente na sede da Amapi, em agosto de 2019, e agora pode ser apreciada pelos leitores na plataforma Lejister (br.lejister.com).

Com mais de 100 inscritos, Ejud-PI inicia ciclo de cursos livres semanais

13/04/20 - A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) realizou, na última quinta-feira (9), o primeiro de uma série de oito cursos livres semanais oferecidos a magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), na modalidade à distância, e que têm como tema central “Pensando o Direito em Tempos de Coronavírus”. Com 109 inscritos, a primeira palestra foi ministrada pelo professor Francisco Meneses e tratou sobre o “Populismo Penal Brasileiro: Erros, Acertos e Ilusões do Pacote Anticrime sob um Ponto de Vista Criminológico”. Na próxima quinta-feira (16), o assunto a ser abordado será o “Impeachment no Brasil e nos Estados Unidos”, pelo professor Thomáz Azevedo.

Abertas as inscrições para o curso “Metodologia da Pesquisa Sociojurídica”

13/04/20 - Estão abertas as inscrições para o curso Metodologia da Pesquisa Sociojurídica, promovido pela Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI). Os magistrados do Tribunal de Justiça do Piauí interessados em participar do curso podem efetuar suas inscrições até o próximo dia 20, por meio deste link. Estão sendo oferecidas 40 vagas.

Ejud-PI realiza cursos livres semanais para magistrados e servidores da Justiça piauiense

07/04/20 - A Escola Judiciária do Piauí (Ejud-PI) iniciará, na próxima quinta-feira (9), uma série de cursos semanais à distância com o título “Pensando o Direito em Tempos de Coronavírus”. Os cursos se destinam a servidores e magistrados da Justiça piauiense. A proposta é compartilhar conhecimento durante o período de isolamento social. As palestras acontecem em parceria com o Campus Virtual Plauto Cardoso.

Em parceria internacional, Ejud-PI disponibiliza acesso à plataforma de acervos bibliográficos e jurídicos

06/04/20 - A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) em parceria com a IJ International Legal Group, instituição argentina, sediada em Buenos Aires, que atua na área da distribuição de informações do campo jurídico viabilizará o acesso, gratuito e individual, de magistrados e servidores indicados pela Ejud-PI à plataforma de dados acadêmicos Lejister, pertencente à IJ International.

Amapi disponibiliza plataforma jurídica online para magistrados

02/04/20 - A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) em parceria com a IJ International Legal Group, instituição argentina, sediada em Buenos Aires, que atua na área da distribuição de informações do campo jurídico viabilizará o acesso, gratuito e individual, de magistrados e servidores indicados pela Ejud-PI à plataforma de dados acadêmicos Lejister, pertencente à IJ International.

LIODS amplia ações do Judiciário na Agenda 2030

18/02/20 - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inaugurou nesta terça-feira (18/2) o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) em sua sede, em Brasília. O lançamento foi feito pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e pela conselheira Maria Tereza Uille Gomes, coordenadora da ação no Poder Judiciário.

Grupo Walmart e entidades sindicais assinam acordo coletivo negociado no TST

05/02/20 - O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, realizou, nesta quarta-feira (5/2), audiência para a assinatura de acordo coletivo entre o Grupo BIG Brasil S.A. (Rede Walmart) e as entidades sindicais que representam os empregados nos Estados de São Paulo e Pernambuco e nos municípios de Porto Alegre e Alvorada (RS). O ajuste foi construído em procedimento de conciliação e mediação pré-processual requerido pela empresa e conduzido pelo ministro. As cláusulas tratam de temas relevantes à categoria, como a Política de Orientações para Melhoria (POM), que prevê procedimentos específicos a serem seguidos antes da dispensa de seus empregados.

 

Vídeo.

Em parceria internacional, Ejud-PI firma convênio com IJ International Legal Group

22/01/20 - A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) firmou acordo com o IJ International Legal Group, instituição argentina, sediada em Buenos Aires, que atua na área da distribuição de informações do campo jurídico. Dentre outras vantagens obtidas com o acordo, será viabilizado o acesso, gratuito e individual, de magistrados e servidores indicados pela Ejud-PI à plataforma de dados acadêmicos Lejister – Linha Standard, pertencente à IJ International.

2019

Seminário gratuito de Direito Tributário reúne autoridades do segmento em Araxá

10/10/19 - Os principais juristas e especialistas das áreas tributária e empresarial do país têm encontro marcado no próximo dia 25 na cidade mineira de Araxá. Nomes como o do Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior e do Diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT), Marcelo Jabour Rios e Valter Lobato Presidente da ABRADT e sócio do escritório Sacha Calmon Misabel Derzi - Advogados e Consultores integram a lista de personalidades que participarão das cinco mesas propostas pela organização do I Seminário de Direito Tributário Empresarial.

Palestra sobre a relação entre Direito, teatro e literatura marca programação científica de 60 anos da Amapi

10/08/19 - Magistrados, advogados e estudantes lotaram o auditório da Associação dos Magistrados Piauienses, na noite dessa sexta-feira (9), para prestigiarem a palestra “Inutilidades necessárias: o que as peças de Shakespeare e as obras de Machado de Assis nos ensinam sobre a Justiça”, proferida pelo professor a advogado Plauto Cardoso. O evento, realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi), integra a programação científica de 60 anos da Amapi.

Revista Latino-americana de Estudos Políticos e do Estado é lançada no Piauí

10/08/19 - Foi lançada, nessa sexta-feira (9), no auditório da Associação dos Magistrados Piauienses, a Revista Latino-americana de Estudos Políticos e do Estado. Os magistrados interessados em participar da publicação já podem submeter seus artigos para análise, enviando-os para o e-mail plauto.cardoso@institutonande.org, até o próximo mês de outubro. O edital para a submissão dos artigos acadêmicos pode ser visitado no endereço eletrônico da revista: https://ar.ijeditores.com/index.php?option=publicacion&idpublicacion=383.

Professor e advogado Plauto Cardoso profere palestra na Amapi dia 9 de agosto

01/08/19 - No próximo dia 9 de agosto, a partir das 19 horas, o auditório da Associação dos Magistrados Piauienses receberá o professor e advogado Plauto Cardoso com a palestra “Inutilidades necessárias: o que as peças de Shakespeare e as obras de Machado de Assis nos ensinam sobre a Justiça”. O evento é uma realização da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi) em parceria com a Amapi.

Na ocasião, também será lançada a Revista Latino-americana de Estudos Políticos e do Estado. “Essa revista nasce no seio da Esmepi e da Escola Judiciária do Piauí (Ejud-PI), em Teresina, e em Buenos Aires, Argentina, valorizando a rica tradição jurídica do Piauí.  É, ainda, mais um passo no processo de internacionalização das atividades jurídicas do estado, levado a cabo pela Amapi e seu presidente, Thiago Brandão”, afirma o professor Plauto Cardoso.

Ejud-PI abre inscrições para o curso “Jurisdição Constitucional Brasileira”

10/07/19 A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) abriu, nesta segunda-feira (8), as inscrições para o curso “Jurisdição Constitucional Brasileira” destinados a magistrados para fins de formação continuada como aproveitamento para promoção e vitaliciamento na carreira magistratural. 

 

O curso, que será ministrado pelo professor Plauto Cavalcante Lemos Cardoso, acontece entre os dias 8 e 9 de agosto, na sede da Ejud-PI, situada à Rua Professor Joca Vieira, 1449, bairro Jockey Club, em Teresina.

Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina

06/05/19 - Reunião com Norma Morandini debate importância dos direitos humanos

Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina

06/05/19 - Durante o Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina, a delegação de magistrados brasileiros fez uma visita técnica ao Ministério da Justiça e Direitos Humanos da Argentina. Na ocasião, a delegação participou do “Encontro Argentino-Brasileiro: intercâmbio de boas práticas e debate de reformas do sistema de Justiça”. 

Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina

06/05/19 - Os magistrados do Piauí poderão cursar, a um valor mais acessível, os cursos de pós-graduação, na modalidade intensiva, da Universidade de Buenos Aires, considerada uma das 50 melhores Faculdades de Direito do mundo. A iniciativa foi viabilizada por meio de convênio assinado entre a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi), a Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) e a UBA. 

Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina

06/05/19 - Durante o Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina, evento comemorativo aos 60 anos de fundação da Associação dos Magistrados Piauienses, foi assinado convênio de cooperação entre a Amapi, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi), a Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) e a Asociación Argentina de Justicia Constitucional (AAJC). O convênio possibilitará o intercâmbio cultural, científico e acadêmico entre os magistrados do Piauí e da Argentina.

Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina

06/05/19 - Em 2019, a Associação dos Magistrados Piauienses comemora 60 anos de fundação. Para marcar a data, foi realizado, de 2 a 4 de maio, o Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina, no qual a comitiva de magistrados do Piauí, da Bahia e de Minas Gerais pode conhecer o funcionamento dos tribunais no País, bem como assinar acordos de cooperação, participar de debates acadêmicos, conhecer as políticas públicas de áreas sensíveis, como segurança e justiça, e vivenciar uma experiência institucional pioneira para a Magistratura piauiense.

Magistrados de Gualeguaychú fueron condecorados en Brasil

06/05/19 - Em 2019, a Associação dos Magistrados Piauienses comemora 60 anos de fundação. Para marcar a data, foi realizado, de 2 a 4 de maio, o Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina, no qual a comitiva de magistrados do Piauí, da Bahia e de Minas Gerais pode conhecer o funcionamento dos tribunais no País, bem como assinar acordos de cooperação, participar de debates acadêmicos, conhecer as políticas públicas de áreas sensíveis, como segurança e justiça, e vivenciar uma experiência institucional pioneira para a Magistratura piauiense.

Magistrados proferem aulas para alunos de Direito da Universidade de Buenos Aires

06/05/19 - Como parte da programação científica do Intercâmbio de Integração Brasil-Argentina, evento comemorativo aos 60 anos de fundação da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), sete magistrados da delegação brasileira puderam proferir aulas para os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, uma das 50 melhores do mundo.

AMAB assina convênio com a Universidade de Buenos Aires (UBA)

03/05/19 - A presidente da AMAB, juíza Elbia Araújo, assinou, nesta sexta-feira (03), na capital da Argentina, convênio com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), considerada entre 50 melhores instituições de ensino superior do mundo. O acordo possibilitará a oferta de curso de Doutorado a associados e com valores 15% menores.

2018

Centro Universitário Izabela Hendrix

07/12/18 - Para comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 6 de dezembro, a palestra “Neoconstitucionalismo, tutela de direitos fundamentais e ativismo judicial no Supremo Tribunal Federal (STF)” preferida pelo advogado e professor da Universidade de Bolonha da Argentina, Plauto Cardoso. 

2017

Firma de acuerdos entre la AAJC y el IAB

16/12/17 - El Sábado 16 de Diciembre a las 10:30 hs, se firmaron los acuerdos entre el Instituto de Abogados Brasileños y la Asociación Argentina de Justicia Constitucional para el intercambio académico; esto incluye al instituto de Derecho Constitucional Federal y Municipalidad con sede en Gualeguaychu.

La Catedra por la Solidaridad y la Paz de ONU se muestra en Gualeguaychú

15/12/17 -  Esta tarde se presenta la Cátedra por la Solidaridad y La Paz del Instituto de Derecho Constitucional Federal, Provincial y Municipal de la Asociación Argentina de Justicia Constitucional (AAJC). La cita es a las 19 en el salón del Concejo Deliberante.

Presentación en Gualeguaychú de la Cátedra por la Paz (ONU)

14/12/17 - Estarán presentes en esta ocasión el Sr. Embajador por La Paz y la seguridad, Chirstian Abdelnabe Rasmussen , y el director del Observatorio Social por La Paz, Sr. Cary Macenas, acompañando a los Dres. Arturo Dumón de Gualeguaychú, Plauto Cardoso de Brasil y Patricio Maraniello presidente de la AAJC.

Jornada sobre Reformas Laborales en Sudamérica  

13/12/17 - “¿Cuál es la incidencia de esta reforma en los derechos de los trabajadores?”, será alguna de las preguntas que responderá el doctor Plauto Cardoso, oriundo de la ciudad de Belo Horizonte.

Nunca es tarde: Cooperativistas de Gualeguaychú culminaron el taller de alfabetización

13/12/17 - En la tarde del miércoles 13 de diciembre, el intendente Dr. Esteban Martín Piaggio y el docente Plauto Cardoso entregaron diplomas a cooperativistas que finalizaron el taller de alfabetización, en el marco del programa municipal "Nunca es tarde".

Charla sobre el medio ambiente en Brasil 

​12/12/17 - Plauto Cardoso se reunió en el Museo Almeida con las distintas organizaciones vinculadas con la defensa del ambiente, con quienes intercambió diferentes conceptos y realidades que hacen a un mismo reclamo: la defensa de la vida.

Charla debate sobre la reforma laboral en Brasil y Argentina 10/12/17 

Esta actividad cuenta con el acompañamiento de la Asociación Trabajadores del Estado (ATE) Entre Ríos y a nivel nacional; la Asociación Gremial del Magisterio de Entre Ríos (Agmer) y la Confederación General del Trabajo (CGT), filial Gualeguaychú.

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é destaque no jornal El Argentino - 05/12/17 

Colunista Plauto Cardoso destaca o trabalho realizado pela Biblioteca Pública, a incorporação das colunas do jornal El Argentino à Coleção Mineiriana e as edições impressas ao Acervo das Coleções Especiais

Seminário sobre os Fundamentos Constitucionais do Estado | UFRJ - Rio de Janeiro - 08/11/17 

Apresentação do artigo "Crying Wolf: flertando com o desmanche do Estado democrático de Direito" – Plauto Cavalcante Lemos Cardoso (Faculdade Pitagoras/MG)

Diálogo con Plauto Cardoso, abogado y docente

05/06/17 | “El diálogo nos permite superar las diferencias y ya por eso mismo lo deberíamos practicar más”

Inicio del curso de ESPECIALIZACIÓN "JUSTICIA CONSTITUCIONAL"

29/05/17 | Centro de Convenciones, Gualeguaychú.

- Prof. Mag. Plauto Cardoso; Fundación Getulio Vargas, Río   de Janeiro

- Prof. Mag. Carlos Rebelo Júnior; Catedrático de De  Internacional Público, Facultad de Derecho, Universidad   Federal de Sergipe; Juez Camarista Federal, Brasil 

- Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli; Rector de Universidad Federal de Sergipe, Brasil.

VI Jornada Internacional Derecho y Justicia: Nuevos Desafíos Jurídicos y Políticos para el Estado

29-30/05/17 | Facultad de Derecho - UBA

Lunes 29 y martes 30 de mayo de 2017 de 15:30 a 20 hs. en el SUM del Instituto Gioja.

Conferencia: Debates socio-jurídicos de actualidad

06/01/17 | Facultad de Derecho - UBA

2016

Conferencia: Perspectivas abiertas en Derechos Humanos 

21/12/16 | Facultad de Derecho - UBA