• LinkedIn ícone social
  • Instagram
lattes.png

Plauto Cardoso – Doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires (UBA), é  Advogado Institucional da Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores (ABTV) e diretor do Instituto de Direito de Integração da Associação Argentina de Justiça Constitucional (AAJC). 

É coordenador do Contencioso Estratégico da banca Cardoso & Cardoso Advogados, centralizando sua atuação nas cortes superiores (STF, STJ e TST), com intensa participação em mediações pré-processuais na área Trabalhista (TRTs e TST), bem como revisão e assinatura de TACs junto ao MPT em âmbito nacional, atuando também em Ações Civis Públicas (ACP) e Dissídios Coletivos. 

 

É professor da Pós-graduação da PUC/Minas (IEC) no programa de Compliance, Ética e Governança Social, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura do STJ (ENFAM), Professor Formador registrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM /  STJ), Professor da Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) e Professor da Escola Superior de Magistratura do Piauí (ESMEPI). Professor da pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ) no programa de Procedimento Administrativo, Argentina. 

 

Professor da pós-graduação da Universidade de Bolonha, Itália, no Programa de Especialización en Justicia Constitucional y Derechos Humanos ministrado na Argentina, professor da pós-graduação do Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC/Minas, professor convidado da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio), rede conveniada nacional. Professor convidado da graduação da Cátedra de Teoria do Estado do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), e professor convidado da Cátedra de Teoria do Estado da Universidade Palermo (UP), em Buenos Aires, Argentina.
 

Recebeu 28 prêmios, distinções e reconhecimentos nacionais e internacionais nas áreas da pesquisa sociojurídica, educação e cultura em 22 anos de experiência como professor universitário no Brasil e no exterior. Publica majoritariamente na Argentina, Brasil, Colômbia e México em português, espanhol e inglês. 

Catedrático e Diretor Educacional da Cátedra para a Solidariedade e a Paz pelo Parlamento Internacional dos Estados para a Segurança e Paz das Nações Unidas (ONU), Plauto é escritor, docente, pesquisador nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Direito & Política. 

Especialista avaliador externo do comitê de avaliação de projetos de pesquisa da Universidade de Buenos Aires (UBA), co-editor-chefe da Revista Latino-americana de Estudos Políticos & do Estado - IJ Editores, Argentina, membro do Conselho Editorial da Revista de Justicia Constitucional - IJ Editores, Argentina e membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Público Contemporâneo (RDPC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto de Estudios Constitucionales (IEC).​

É Pesquisador Parlamentar do Congresso Mexicano (REDIPAL), Pesquisador Convidado do Centro de Pesquisas Sócio-Jurídicas (CISJC) da Universidade Católica de Bogotá, Colômbia, Pesquisador da Centro de Pesquisas Jurídicas do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural da Associação Argentina de Justiça Constitucional (AAJC), membro do Laboratório de Pesquisa de Jurisdição Constitucional Brasileira (LPJCB) da UFRRJ e co-coordenador do Laboratório de Pesquisa de Jurisdição Constitucional Comparada do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ. 

Doutorando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires - UBA, Argentina. 

Master of Laws - LL.M em Litigation – Novos desafios dos Contenciosos, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-Rio / Prêmio Destaque Acadêmico 2016. Especialista em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).

Mestre em Literatura Inglesa pela Universidade de Sussex, Inglaterra e Especializado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília – UnB.

 

Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes Rio de Janeiro – UCAM e em Letras Inglesas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

É co-editor-chefe e colunista do Jornal de Direito Administrativo (JDA).

Se orgulha em fazer parte da Coleção Mineiriana, realização de um sonho para um escritor não-mineiro, mas que se inspira e usa a charmosa capital mineira como pano de fundo ou mesmo protagonista de suas aventuras literárias. 

Algumas filiações:

 

  • Membro do Instituto de Advogados Brasileiros (IAB)

  • Membro da Comissão Permanente de Direito Constitucional do IAB   

  • Membro da Asociación Argentina de Justicia Constitucional (AAJC)

  • Membro do Observatorio de Justicia Constitucional  de la Universidad del Este (Província de La Plata) - Argentina

  • Membro do Instituto de Estudios Políticos y del Estado (AAJC)

  • Diretor do Instituto de Derecho de Integración (AAJC)

  • Membro do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural  (AAJC)

  • Membro do Centro de Estudos de Direito Administrativo da Cidade Autônoma de Buenos Aires (CEDAB)

  • Membro da Comissão de Direito Administrativo do IAB

  • Membro do Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro (IDARJ)

  • Membro da Comissão Organizadora do SDAC - Seminário anual de Direito Administrativo Contemporâneo

  • Membro da Rede de Pesquisa do Congresso Mexicano (REDIPAL)

  • Membro do Grupo de Relações Trabalhistas - Brasil (GRTB) 

  • Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG

  • Membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/MG

  • Membro da Comissão de Direito dos Animais da OAB/MG

  • Co-editor-chefe da Revista Latino-americana de Estudos Políticos & do Estado - IJ Editores, Argentina

  • Co-editor-chefe  do Jornal de Direito Administrativo (JDA)

  • Co-coordenador do Laboratório de Pesquisa de Jurisdição Constitucional Comparada (LPJCC) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ

  • Membro do Laboratório de Pesquisa de Jurisdição Constitucional Brasileira (LPJCB) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

  • Membro do Conselho Editorial da Revista da Escola Judiciária do Piauí (EJUD/TJ/PI)

  • Membro do Conselho Editorial da Revista de Justicia Constitucional - IJ Editores, Argentina

  • Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Público Contemporâneo (RDPC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto de Estudios Constitucionales (IEC), Venezuela

  • Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito da Administração Pública (REDAP)

  • Membro do Colégio de Professores da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst)

  • Membro da University of Sussex Alumni Network

Principais Casas Acadêmcias

Screen Shot 2019-07-28 at 15.00.23.png

Publicações & Doutrina

Screen Shot 2020-04-30 at 09.28.55.png
Captura_de_Tela_2018-01-22_às_12.04.38_A

Suplemento Literário

suplemento.png